Queremos abordar algo muito importante: você, pai ou mãe, já castigou seus filhos ficando emburrado e sem falar com eles? Vemos que essa dinâmica ocorre em algumas famílias, seja entre o casal, seja diretamente com os filhos. Acontece que, deixar de falar com as crianças e adolescentes por algum comportamento ou erro que tenham cometido é uma forma de retaliação.
Os pais que adotam esse tipo de atitude, de fato, acreditam que assim vão mostrar para os filhos que estão chateados ou indignados com eles. No entanto, é preciso observar que mostrar sua indignação ou a reprovação de algum comportamento não vai, necessariamente, fazer com que eles mudem de postura ou de conduta. Pode, inclusive, agravar a situação.
No fundo, essa atitude faz com que as crianças e adolescentes sintam que não são amados, ou que são inadequados e indesejados na própria família. Ainda mais, gera confusão nas crianças, pois eles não entendem quando o pai ou a mãe os ignoram por dias ou semanas. Essa forma de agir gera muito sofrimento, pois faz com que entendam que precisam agradar a todos para serem queridos e que, não importa o que façam, mesmo assim, nunca vai ser o suficiente.
Já os adolescentes irão se distanciar dos pais, já que não encontram neles suporte emocional. A saída que muitas vezes encontram é buscar, nos amigos ou em outras pessoas, o apoio que não encontram na própria casa. Em alguns casos, o lobo das drogas, das bebidas e dos comportamentos viciosos os alcança, trazendo males e dores ainda mais profundas, bem como impactos negativos que podem carregar por anos e anos, senão pelo resto de suas vidas.
Sabemos que pais e mães não são perfeitos, mas alguns comportamentos são extremamente nocivos para as crianças e adolescentes. E deixar de falar com os filhos, mesmo que eles tenham feito algo sério, nunca será uma fonte de aprendizado positivo, para ninguém. Não estamos sugerindo que os pais devam apoiar atitudes inadequadas dos filhos. Pelo contrário: como sempre dizemos tanto crianças, quanto adolescentes precisam de regras e limites estabelecidos de forma clara, com respeito, porém firmeza. Para isso, o diálogo, a conversa aberta, franca é sempre a melhor via para resolver qualquer situação.
Como adultos, os pais precisam buscar formas melhores de lidar com quaisquer sentimentos de raiva e irritação que os filhos provoquem. O autocontrole é essencial. Você pode até dar um tempo para se acalmar antes de conversar com a criança ou o adolescente, afinal de contas, no calor das emoções, não se chega a soluções equilibradas. Mas é essencial conversar com eles sobre o ocorrido, mostrar se agiram de forma equivocada, se faltaram com o respeito. Essa é a única forma de aprofundar os laços e de fortalecer a família.
Fazendo Seu Mundo Melhor
12 anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!
Deixar uma resposta