Aprendizagem Socioemocional
Aprendizagem Socioemocional
As habilidades sociais e emocionais são indicadores de quão bem uma pessoa se ajusta ao seu ambiente, se adapta à mudança e, em última análise, quão bem-sucedida ela é. Desenvolver essas habilidades básicas de vida por meio da Aprendizagem Socioemocional (ASE) – do inglês Social Emotional Learning – é fundamental, não só para o desenvolvimento da criança e adolescente, mas também para a realização e sucesso de adultos.
Nos Estados Unidos, onde a Social Emotional Learning tem se desenvolvido de forma mais expressiva, pesquisas sobre o impacto da aprendizagem socioemocional trazem resultados extremamente positivos. Segundo o relatório “Ready to Lead”, da instituição Colaboração para Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional (CASEL), alunos que tiveram instrução em ASE demonstram desempenho 11% superior ao de alunos que não receberam.
Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisou cinco habilidades sociais e emocionais primárias – mente aberta, consciência, estabilidade emocional, extroversão e amabilidade – para determinar quais são os indicadores mais fortes de sucesso. A falta de aprendizagem social e emocional está relacionada a resultados desfavoráveis, como desemprego, divórcio, problemas de saúde, comportamento criminoso e prisão.
Os resultados também indicam que a ligação entre as habilidades da ASE e a satisfação com a vida superam em quase 10% as correlações entre habilidades cognitivas e satisfação com a vida. Além disso, mostra que pesquisadores da Universidade Columbia concluíram que para cada 1 dólar investido por uma escola em programas de aprendizagem socioemocional, há um retorno de 11 onze dólares para a instituição.