Os filhos crescem, ficam adolescentes e depois adultos. Esse é o desenvolvimento natural da vida. Mas vemos muitos pais lamentando que estão perdendo a infância dos filhos, que eles estão crescendo, e que a rotina, os afazeres cotidianos e o trabalho tomam todo o tempo, sobrando pouco espaço para curtir a infância dos pequenos.
De fato, todos temos responsabilidades, sejam no trabalho, nas atividades domésticas, onde for. E também não podemos elastecer o tempo…. O único que podemos fazer é dar mais qualidade para ele! E sabe como fazemos isso? Simplesmente quando estamos, de fato, presentes nos instantes e momentos, quando estamos por inteiro em tudo o que fazemos.
São aquelas situações em que conseguimos aproveitar uma risada ou um sorriso dos filhos, em que nos sentimos gratos pela companhia dos amigos, em que aprendemos com a experiência dos colegas de trabalho. Ao vivermos assim, entendemos que
podemos nos relacionar de forma mais leve e descontraída, com os filhos e com as demais pessoas com quem convivemos.
A verdade é que, se passamos a vida esperando a ocasião certa ou ideal, acabamos perdendo os momentos reais e verdadeiros, que ocorrem a todo instante. Por exemplo, quando seus filhos fazem uma pergunta inusitada e você tem a oportunidade de compartilhar algo novo com eles, quando contam algo que aconteceu na escola ou quando um colega compartilha uma situação que está vivendo.
De fato, deveríamos estar por inteiro nessas situações. Essa deveria ser a regra, mas nem sempre isso ocorre. Estamos interagindo e, ao mesmo tempo, pensando no que vamos fazer mais tarde, naquele problema que não conseguimos resolver, no cansaço do dia ou, até mesmo, prendemos a atenção no celular, nas redes sociais, na televisão…. Só que, dessa forma, deixamos de perceber e viver momentos preciosos.
Para os pais é fundamental estar presente na vida dos filhos. Então, primar pela qualidade da interação com eles deveria ser a regra, mesmo se temos apenas 15 minutinhos, se vamos levá-los para a escola ou acompanhá-los em alguma atividade. A vida de cada um é o que é, e devemos vivê-la da melhor forma possível, dentro das possibilidades.
Então, se você só tem meia hora por dia com seus filhos, precisa aproveitar ao máximo esse tempinho para estar com eles. Para brincar, conversar, dar risada e até para não fazer nada juntos. E, nos momentos em que dispõe de mais tempo, como o fim de semana ou os feriados, as férias, aproveitar para criar outras situações de interação e diálogo.
Um ponto importante é criar mecanismos para estar presente no dia a dia, mesmo quando você está no trabalho ou em outras atividades. Pode ser trocar mensagens pelo Whatsapp ou fazer uma ligação em determinado momento, por exemplo. Todas essas atitudes podem parecer pequenas, mas, ao fazermos com inteireza, mostram para os filhos que estamos ali, conectados e presentes. E isso faz toda a diferença.
Outra regrinha fundamental é aprender a se comunicar de forma clara e amorosa, com ou sem tempo adicional para estar com quem se ama. A dificuldade na comunicação gera desentendimentos e mágoas que impedem que as relações sejam mais leves, felizes. A internet e as redes estão cheias de dicas para que a comunicação seja afetiva, efetiva e saudável para vocês e para eles também!
Fazendo Seu Mundo Melhor
12 anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!
Deixar uma resposta