Já parou para pensar que a forma como se comunica com as pessoas a seu redor impacta diretamente a forma como seus filhos irão se comunicar com os irmãos, com os familiares, com os amigos, professores e, até mesmo, com você? A conversa, o diálogo são das atividades mais importantes para o ser humano, pois são as principais vias para a interação e o relacionamento.
Sempre dizemos que os pais são modelos para os filhos e que os exemplos que eles dão serão “copiados” pelas crianças e adolescentes de várias formas. Por exemplo: se você é cordial e empático com as pessoas, a tendência é que seus filhos imitem esse seu modo de ser. Mas, se você está sempre irritado com todos, sem paciência ou cordialidade, eles também podem reproduzir esse comportamento.
E não importa: mesmo que você busque falar com os filhos de um jeito diferente, mas, no seu dia a dia, a sua forma de conversar com o cônjuge, os familiares, os amigos e as pessoas em geral é desrespeitosa e agressiva, é essa mensagem que você vai acabar passando para as crianças e adolescentes. Tudo o que se faz no convívio com eles irá impactá-los e ficará como um exemplo.
Além disso, o cuidado com a comunicação também é essencial para evitar mal-entendidos. Quantas vezes algo saiu errado por conta de uma informação entendida de forma equivocada? Ou porque você falou rápido, achou que o outro entendeu, mas não se certificou que o entendimento foi o mesmo? Dependendo do humor dos envolvidos, pode até virar piada, mas pode também trazer estresse, constrangimento e desentendimentos.
Da mesma forma, quantas vezes já magoamos alguém por um modo de falar mais brusco, por algo dito em um momento de forte emoção ou stress? Com os filhos então… Os pais precisam entender que ser firme é diferente de ser grosseiro. Você pode até colocar mais ênfase em uma ou outra frase, mas não deve perder o autocontrole e enveredar pelas vias da agressividade e da violência verbal.
É sempre bom lembrar que os filhos vão crescer e que, um dia, ficarão adultos. E da mesma forma como você hoje repete padrões familiares, eles, muito provavelmente, irão repetir os seus. Por isso, o modo com que os pais tratam as crianças e adolescentes será a forma como serão tratados por eles em um futuro próximo. Então, vamos pensar: que relação você está construindo com seus filhos?
Fazendo Seu Mundo Melhor
12 anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!
Deixar uma resposta