Todos temos um propósito de vida

Você já parou para pensar no seu propósito de vida? Nem sempre somos levados a pensar sobre isso. Só que, na verdade, ele faz toda a diferença. Quem tem um propósito, seja ele qual for, tem mais disposição, se abre para a vida e para as oportunidades que ela traz.

A boa notícia é que, mesmo que você nunca tenha pensado sobre isso, sempre é tempo de reconsiderar. Nós somos seres únicos e há um propósito especial para a existência de cada um de nós. Ou seja, todos temos um propósito, uma razão de ser.

E se engana quem acha que o propósito precisa ser grandioso, cheio de holofotes, com tapete vermelho e neon. Nada contra isso, mas estamos falando de algo mais simples e palpável, que faz parte da vida de qualquer pessoa.

Estamos falando de acordar todos os dias sentindo-se motivado. De ter a certeza de que há uma razão maior para viver, além de somente se alimentar, pagar as contas, cumprir seus papéis sociais no modo automático e fazer seu trabalho do jeito que dá, sem perspectiva de futuro. Acontece que a maioria das pessoas se sente e vive assim.

Se, por um lado, esse modus operandi parece suprir as demandas sociais e as cobranças internas, por outro, drena as energias, a própria alegria de viver, alimentando um enorme vazio existencial. Além disso, traz um sentimento crescente de frustração, uma sensação constante de que algo está errado, mesmo que não saibamos porque, e passamos a acordar sem energia, estressados, irritados.

Mas como saímos dessa sensação, desse ciclo de vida despropositado, quando nos sentimos sem tempo, sem energia? Na verdade é bem simples: mesmo que nunca tenhamos pensado se temos um propósito que nos motiva ou que ainda não tenhamos conseguido identificá-lo, todos temos um desejo em comum: ser feliz. E deveríamos querer e buscar sermos melhores a cada dia.

Para isso, é preciso se superar, ser melhor do tem sido. Não se trata de competitividade, mas de automelhoria contínua. Ser, no dia de hoje, melhor do que foi ontem. Melhor profissional, melhor pai, melhor mãe, melhor filho, filha, melhor marido, esposa, melhor namorado, namorada, melhor cidadão. Se todos nós tivéssemos a própria evolução e melhoria constantes como propósito, já poderíamos viver uma vida muito melhor, mais cheia de significado.

As pessoas que buscam se melhorar, se conhecer, se aprimorar constantemente acabam tendo uma visão de mundo mais ampla. Desta forma, conseguem encontrar, com mais facilidade, caminhos que façam mais sentido para suas próprias vidas. E quanto mais ampla e mais profunda for essa visão, maiores serão os nossos horizontes, o nosso campo de ação.

Mas não nos enganemos, achando que uma vez atingido um objetivo ou meta dentro do nosso propósito, que ele está consolidado e, bingo, já podemos parar e nos aposentar! Sempre, sempre, sempre há como ir além, independente de qual seja o nosso propósito ou de quão longe ou alto conseguimos chegar.

E cada vez que nos abrimos e entendemos que é possível ir além, percebemos que há diferentes formas de agir. Entendemos que há modos de ser mais aprimorados, melhores e que dependem, apenas, da nossa decisão de seguir em frente e fazer diferente.

Quando vivemos a partir desse olhar mais amplo, com base em nosso propósito, encontramos a motivação. Independente da situação, sabemos que podemos ser melhores diante dela e, deste modo, agir da melhor forma possível, alcançando melhores resultados.

E, quando agimos assim, nos sentimos mais realizados. E a vida fica mais leve, mais feliz, mais cheia de propósito. Encontramos sentido em viver.


Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.