Re-clamar

Já parou para pensar no que você ganha quando reclama? Não, sério mesmo,3 o que você ganha, por exemplo, quando reclama do tempo? Por acaso, algum dia o sol virou para você e disse: “realmente, hoje estou muito forte, me desculpe. Mas sabe o que é, são meus ciclos cósmicos, não há como ser diferente”. E, sinceramente, se ele tivesse feito isso, de que forma mudaria a sua vida?

É claro que não estamos falando de demandas pertinentes: quando você adquire algo e não recebe, deve sim, cobrar da loja. No trabalho, se há um acordo que os outros colegas e o chefe descumprem, também é preciso ter uma conversa para ajustar essa questão. Na família, idem. Nos relacionamentos amorosos então, haja DR. Mas isso não é reclamação, é a reivindicação de um direito seu ou de que as regras de um acordo sejam cumpridas.

Quando falamos de reclamação falamos de não aceitar uma situação ou circunstância que foge ao seu controle. Por exemplo: já imaginou reclamar com seus pais sobre a forma do seu nariz? Ok, o material genético veio deles, mas, honestamente, o que eles podem fazer? Já te fizeram da melhor forma que foi possível!

A verdade é que quem reclama quer sempre ter razão a respeito de algo que não pode controlar e, de uma certa forma, para estar certo, quer que o mundo, a vida, Deus, se desculpem com ele pelo mal que estão lhe causando. Ou seja, quem reclama se coloca no banquinho da vítima, o tempo todo.

“Ah, essa vida cruel que chove logo de manhã cedo quando eu tenho que ir para o trabalho…” E? Se chove para você, chove para seu vizinho, para o cara da padaria, para o motorista de ônibus, que tem que enfrentar um trânsito mais complexo. Enfim, chove para todo mundo e, se há pessoas que lidam bem com isso, por que você não?

Como você já deve saber, a sua reclamação não vai fazer com que a chuva pare. Tampouco vai aliviar o seu dia ou te deixar menos frustrado por não ter todas as circunstâncias exatamente da forma como você queria que elas fossem. Ou seja, você está usando o seu tempo precioso, e todo o tempo é precioso, com algo que não vai te trazer nada de bom.

Muito pelo contrário. Na verdade, nós somos verdadeiros imãs e tudo aquilo que lançamos para a vida em forma de pensamento, de sentimento, de atitudes, sejam gestos, palavras ou qualquer outra ação, volta para nós, muitas vezes, de forma mais intensa.

Sabe o personagem de história em quadrinhos que está sempre com a nuvenzinha cinza, carregada, em cima da cabeça? Pois é, quem reclama é assim e vai continuar assim, pois, quando você reclama isso é que o você está ofertando para a vida. E adivinhe o que ela vai lhe trazer em troca? Se pensou em mais motivos para reclamar, acertou! Afinal de contas, você está clamando repetidas vezes por mais reclamação!

Não que a vida seja maldosa, injusta ou ruim, muito pelo contrário, nada mais justo que a vida! Ela, simplesmente, funciona assim: você recebe de volta aquilo que oferta. Simples, não é? Então, se tudo o que você está ofertando é reclamação, só pode receber mais motivos para reclamar. Pelo menos, até você decidir mudar a sua sintonia e aquilo que você esparge por aí.

Já percebeu que as pessoas que são gratas têm sempre um monte de razões para agradecer? Independente das situações e dos desafios que enfrentam, sempre encontram uma solução, um aprendizado e se sentem gratas por isso. O mecanismo é o mesmo: se você exala gratidão, a vida vai te trazer de volta inúmeros motivos para agradecer. É como um bumerangue: o que vai, volta.

O que você talvez não saiba é que os pensamentos e sentimentos positivos são mais imantados do que os negativos, pois, acredite você ou não, a vida sempre flui no sentido do progresso, da evolução, da melhoria para todos, com absoluta justiça e imparcialidade. Então, se você se decide por começar a agradecer ao invés de reclamar, certamente começará a ter mais razões para dizer do fundo do coração: obrigado!

Mas não se engane! Se você foi um reclamão contumaz por algum tempo, muito provavelmente, este se tornou um hábito arraigado e será preciso treino e persistência para vencê-lo e se tornar um super agradecido, estilo Pollyanna. Mas esteja certo: essa será uma mudança que lhe trará muitas razões para agradecer. Só depende de você!


Fazendo Seu Mundo Melhor
Transformando Vidas
11 Anos de Resultados Extraordinários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.