Objetivos e metas para delinear o caminho

Quem se lembra do diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire, em que ela pergunta qual caminho deve tomar e ele diz que a resposta depende muito de onde ela quer chegar? Como o gato deixa bem claro, para saber qual caminho seguir, é preciso saber aonde queremos chegar.

Quem não consegue decidir sobre seu destino, sobre seus sonhos e os objetivos e metas para realizá-los, corre o risco de viver andando em círculos ou de ficar parado sem sair do lugar. E aí a vida passa e nem percebemos, deixando passar oportunidades de sermos mais felizes, realizados, de construirmos histórias mais significativas.

Nós, seres humanos, precisamos de desafios para irmos em frente e nos desenvolvermos, para nos tornarmos melhores. E é somente quando nos dispomos a viver assim, nos superando e indo além de nós mesmos, que nos sentimos mais plenos, satisfeitos, realizados, em paz com a vida e com o que ela traz.

Muitos de nós conseguimos realizar alguns de nossos sonhos. Só que, depois de realizá-los, ao invés de buscar novos sonhos e realizações, temos a tendência a achar que já está bom, que já fizemos muito ou o suficiente. E aí pronto: desistimos de seguir em frente em busca do novo.

Há também quem passe a vida adiando os sonhos para a época da aposentadoria. Só que, muitas vezes, quando chegam lá, também se sentem desmotivados, pouco capazes de recomeçar. Ambas as atitudes tendem à crescente desmotivação, frustração, falta de satisfação com a própria vida.

Então se você se pergunta se já é hora ou se ainda dá tempo de realizar sonhos, de estabelecer novos objetivos e metas, nós temos um teste infalível: você está respirando, está vivo? Se a sua resposta é sim, então saiba que o tempo de realizar o que quer que seja é agora!

Enquanto seguimos vivos, sempre há tempo de se desafiar e ir em frente, para recomeçar e se reinventar. Cada dia é uma oportunidade para fazermos o novo, para realizarmos algo bom, belo, justo e correto. E quando agimos assim, acredite, podemos ir além das circunstâncias, por mais desafiadoras que possam parecer.

Acontece que nem todos os sonhos podem ser concretizados num passe de mágica, como o gênio faz para Aladim. A maior parte deles demanda planejamento, empenho e trabalho diário. Daí a importância de estabelecermos objetivos e metas para indicar nosso caminho e suas prioridades, nos auxiliando a gerir o foco e direcionar nossas ações.

Por exemplo, se você deseja progredir na carreira, chegando a um cargo específico, é preciso fazer um curso de graduação, depois passar pelas provas de qualificação, começar a trabalhar na área, ganhar experiência, se qualificar mais. Ou seja, precisa construir sua carreira, passo a passo, até chegar aonde deseja.

E se não mantivermos nossos objetivos e metas claros em nossa mente, nos mostrando o que realmente importa, podemos nos perder ao longo do caminho. Seja por distração, por desânimo, por não acreditar em nós mesmos, por nos deixarmos levar por opiniões alheias.

Por isso, é preciso ter cuidado! Não basta saber qual é o seu destino e a direção, a estrada que se deve seguir. Para chegar lá, é preciso caminhar e, efetivamente, dar cada passo desse caminho. Como diz o ditado: o caminho se faz caminhando.

Também não adianta estabelecer metas estratosféricas ou pouco desafiadoras. Neste caso, podemos não nos sentir instigados e aí ficamos desanimados, caindo na mesmice. Por outro lado, ao colocarmos metas grandes demais, podemos ficar intimidados, paralisados e, dessa forma, não sair do lugar.

Outro aspecto importante é vincular objetivos e metas a um prazo específico para sua conclusão. Caso contrário, corremos o risco de nos impacientar e desistirmos logo no início ou de procrastinar indefinidamente. E, por último, mas nem por isso menos importante, é preciso manter o compromisso de atingir nossos objetivos e metas. Nossa vida agradece!

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.