Na balança das emoções

A importância de se manter o equilíbrio emocional para levar adiante as metas, os planos, os sonhos e projetos

Se você verificar o que é dito sobre empreendedorismo, sobre gestão de tempo e financeira verá que há um sem fim de dicas, fórmulas, esquemas de planejamento. Além de todo esse instrumental, há algo que é a base para que qualquer projeto ou empreendimento ou qualquer outra coisa na sua vida dê certo: o equilíbrio emocional.

Se nos permitirmos pensar a respeito do tema, veremos que na raiz da maioria das ações que resultaram em mal-entendidos, desentendimentos, brigas ou rupturas está o descontrole emocional. Consegue imaginar duas pessoas completamente cientes de si e equilibradas trocando impropérios e se esbofeteando por aí? Claro que não, né?

Ocorre que grande parte das pessoas não acredita que é capaz de controlar as próprias emoções. Na verdade, sequer percebe que está agindo emocionalmente, ou melhor, reagindo emocionalmente. Quem age, se antecipa às situações e, quando pego de surpresa – isso acontece com todos nós -, para, respira e pondera sobre a melhor opção.

Já quem reage nunca está no controle, nem da situação e nem de si. E quando nos descontrolamos perdemos o rumo. E fazemos escolhas desacertadas que nos trazem resultados bem diferentes daqueles que dizemos desejar. Na maior parte das vezes, como nem percebemos o descontrole emocional, fazemos essas escolhas de forma inconsciente, no piloto automático.

E isso porque não é preciso ter um surto, dar um mega escândalo na frente de todos para se configurar o desequilíbrio. É principalmente as pequenas atitudes do dia a dia que já demonstram que não estamos equilibrados. Uma palavra torta, uma alfinetada, a irritação constante, tudo isso já é sinal de desequilíbrio. E, acredite, ainda que não sejam imediatas, um dia, as consequências virão.

Então, se você está constantemente irritado em casa ou no trabalho, se sente desrespeitado, pressionado, sem saída, preterido por algum familiar ou por seu cônjuge e isso desperta certa agressividade contra tudo e todos, já há descontrole. Se está ansioso por ter de fazer home office, com filhos em casa e tendo que cuidar de tudo, ou porque está indo trabalhar fora e tem medo de se contaminar, também é sinal de que já perdeu o leme do barco.

Se observarmos, veremos que boa parte de nosso desequilíbrio emocional, de nosso desagrado é gerado pelas expectativas que nutrimos de que algo no exterior mude ou que seja exatamente igual ao que desejamos. Para nos sentirmos seguros, queremos ter o controle de tudo, queremos que tudo seja exatamente do jeito que queremos.

Mas a vida não funciona dessa forma. Só podemos gerenciar aquilo que está na nossa esfera de governabilidade, de atuação, ou seja, a nós mesmos. E é possível desenvolver este auto controle, que justamente nos leva ao equilíbrio emocional. Algumas pessoas aprendem a ter autocontrole desde a infância, a partir dos exemplos dos pais e de uma educação equilibrada.

Outras pessoas vão aprender na fase adulta, quando entenderem que suas escolhas estão trazendo resultados insatisfatórios ou dolorosos. Nessa hora, quando reconhecemos nossa parte nessa equação, é possível mudar e escolher agir de forma mais equilibrada.

Assim, quando nos equilibramos, temos a certeza de fazer melhores escolhas e, portanto, de que vamos obter melhores resultados. Deste modo, nos tornamos mais autoconfiantes, mais autocontrolados, equilibrados e nos tornamos capazes de levar adiante nossas metas, planos, sonhos e projetos.

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.