Ideias para trabalhar o livro “Minha Família” em sala de aula
Objetivos
– Mostrar às crianças que há diversos tipos de família e que as pessoas podem ser felizes com a família que têm.
– Reforçar que a criança pode ser feliz com a configuração familiar que tem e que não existe uma família melhor que a outra, que todas são legais.
– Valorizar a própria família, trazer a criança para o momento presente, incentivando-a a desfrutar a companhia dos familiares.
Sugestões: (adaptá-las de acordo com a necessidade de cada idade de 0 a 4 anos)
1) Pedir para a criança identificar as diferentes famílias que ela conhece. Pode ser conversando sobre o assunto, por meio de desenhos ou gravuras apresentadas às crianças.
2) Pedir para cada criança desenhar a própria família.
3) Se a professora conhecer músicas infantis que falem de família sem dar preferência a um modelo familiar especifico ela pode utilizar essas músicas antes e depois da atividade.
Obs.:
– É importante falar durante o desenvolvimento da atividade que toda família é boa de se ter, independente do modelo familiar que se tenha.
– Ter sempre o cuidado de não colocar crenças pessoais para as crianças.
– Se a criança desenhar a família inserindo alguém (mesmo que imaginário) ou mesmo esquecendo um familiar, é importante não interferir nesse processo durante a atividade, perguntando pela pessoa que não foi desenhada ou que foi acrescentada. Essa informação pode ser útil para entender o comportamento da criança em sala, nas relações familiares e para trabalhos futuros com a orientação pedagógica da escola.
– Com base nesse material, tanto a professora quanto outro profissional habilitado da escola (orientador, psicólogo) poderão, posteriormente, fazer alguma atividade junto à criança ou responsáveis, se for o caso, para ajudar em alguma questão identificada. Inclusive, encaminhando para psicólogo.
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