Dicas para os pais aproveitarem as férias dos filhos da melhor forma

As férias são sinônimo de diversão, de não ter horário, de sair da rotina, ainda que seja só do cronograma da escola. O simples fato de não ter de fazer dever de casa ou de estudar para as provas já é um grande diferencial, um alívio. E essa sensação de leveza é fundamental para o equilíbrio emocional e físico das crianças e adolescentes.

Além disso, as férias também podem ser uma oportunidade para aprofundar a interação entre pais e filhos, para brincarem juntos e se divertirem. Aproveitar esses momentos para fortalecer os vínculos e a confiança entre os membros da família, mesmo que por meio de brincadeiras ou sessões de filme em conjunto, é muito importante.

Quando as férias são aproveitadas desta forma, desde a primeira infância, além da alegria momentânea, os frutos também serão colhidos na adolescência, com uma interação mais harmoniosa. Sem contar nas memórias afetivas positivas que determinadas situações em família criam em nós.

As crianças aproveitam para brincar mais, para ver programas, vídeos de que gostam, interagir com os amigos e com os primos (para as que já têm possibilidades de maior interação social neste momento). Também podem aproveitar para ficar mais tempo na companhia dos pais, dos outros irmãos.

Com os adolescentes é um pouco diferente. Mesmo que se sintam bem nos momentos em família, é pouco provável que queiram ficar o tempo todo com os pais e irmãos. Em geral, não é assim que eles agem, e todos devem entender que faz parte desta fase.

Os adolescentes querem estar com os amigos, com a turma, seja de forma presencial, seja online. Alguns já namoram e os relacionamentos costumam ganhar mais atenção nas férias. Além disso, tem os jogos e as redes sociais, todos muito convidativos para eles.

E, em razão do isolamento social as férias têm sido ainda mais importantes, pois são um alívio para toda a pressão que crianças e adolescentes têm sentido. Mesmo que muitas famílias não estejam viajando, é preciso buscar atividades que tragam novidades para seu dia a dia, que instiguem sua imaginação e tragam diversão.

Pode ser qualquer coisa: assistirem a filmes, fazer uma rodada de jogos, uma caminhada ou passeio de bicicleta em família (para as que já estão saindo), aprender a fazer uma receita juntos. Ficar até mais tarde conversando, não ter horário para dormir em algum dia e nem para acordar no outro também são boas opções.

Um lembrete: ainda que os pais sejam mais flexíveis em relação a algumas rotinas, a atenção aos filhos deve permanecer constante, bem como aos limites e às regras familiares. Não é porque as crianças e adolescentes estão de férias que o comportamento e os valores mudam. O que afrouxam são alguns horários e hábitos momentâneos, mas a conduta familiar deve ser mantida.

Então, nestas férias, aproveite como nunca os momentos em família. Ainda que os pais sigam trabalhando, é necessário um empenho maior em estar junto com os filhos. Dentro dos gostos e possibilidades familiares, busque se divertir, relaxar e se descontrair. Todos agradecem.

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.