Cada instante é um presente

Quem já assistiu Kung Fu Panda certamente se lembra do que Mestre Oogway diz para Po, quando ele está ansioso comendo todos os pêssegos do Pessegueiro Sagrado da Sabedoria Celeste: “Po, você está muito preocupado com o que foi e com o que será. Há um ditado que diz: o ontem é história. O amanhã é um mistério. Mas hoje é uma dádiva! É por isso que é chamado de presente!”

E é a mais pura verdade! O momento presente é uma dádiva, o único tempo em que realmente existimos, em que somos. O passado já passou, não é mais, não é possível mudá-lo. E o futuro ainda não chegou e, por isso mesmo, não é possível vivê-lo.

Por isso, nenhum dos dois é palpável, é real. O passado depende da memória e da nossa interpretação a respeito daquilo que foi. E, quando colocamos o foco no que foi, nos entristecemos, ficamos melancólicos, depressivos se o que passou foi ruim ou, até mesmo, com saudades das coisas boas.

Quando olhamos para o futuro, muitas vezes, sentimos medo do que está para vir, ficamos ansiosos, tensos, estressados. E, por isso, tendemos a fazer prognósticos e previsões do que será. Só que, como ninguém tem bola de cristal, acabamos fazendo essas projeções com base na memória de como foram os acontecimentos passados.

Percebe que esse é um ciclo vicioso? Você interpreta o passado, de forma saudosa ou negativa, e projeta essas consequências para o seu futuro. Ou seja, você se mantém em um ciclo recorrente que se retroalimenta. E, o pior, enquanto pensa no que foi e no que será, deixa de viver o único instante em que realmente pode tomar as decisões para que a sua vida seja diferente, que é o agora.

O momento presente é o único tempo em que estamos realmente vivos, experienciando a vida. É no agora que pensamos, sentimos, agimos. E todas as nossas ações, sejam pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos trazem consequências. Algumas imediatas, outras futuras. Então, o que fazemos agora no instante presente, está construindo o nosso futuro. E, quando esse futuro chegar, sendo bom, construtivo e digno, nos deixará em paz com nosso passado, pois nos sentiremos realizados!

Daí a importância de prestar atenção nas suas ações, nos seus porquês e de estar focado no instante presente, buscando agir de acordo com seu propósito, seus objetivos com o que é certo a cada instante. E ignorar e barrar as interpretações passadas e suas projeções, mantendo na consciência, com clareza e determinação, o que deseja realizar.

Apenas quem vive no momento presente pode aproveitar as oportunidades que a vida oferece e realizar seus sonhos. Além disso, também é no presente que aproveitamos os instantes que temos, as coisas boas que a vida traz, como um café da manhã com a família, as conversas com os amigos, aquela ocasião especial no namoro ou no casamento, a leitura de um bom livro, os momentos que temos a sós com nós mesmos, o contemplar do nascer ou do pôr do sol, da natureza.

Estar no momento presente pode não parecer fácil e realmente exige treino, pois estamos acostumados a voltar nossa mente para o passado ou projetá-la para o futuro. Mas é possível e muito gratificante. Para tanto, é preciso estarmos atentos ao que pensamos, sentimos e fazemos, aos nossos argumentos internos, aos nossos sins e nãos, aos nossos porquês.

Só assim podemos nos abrir para aproveitar os instantes preciosos e as oportunidades de ir além que a vida nos traz. E de vivermos em paz com o passado e confiantes em um futuro melhor.

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.