Autoestima em alta estima

Às vezes, parece que, quanto mais se fala sobre um tema, seja na mídia, nas redes sociais ou em outro meio, mais vago ele fica. A autoestima, por exemplo. Você já parou para pensar realmente no que ela é? Ainda que a palavra seja usada comumente para designar tanta coisa, ela traduz uma relação muito mais profunda do que a maior parte das pessoas imagina.

A autoestima é a estima que se tem por si mesmo, ou seja, é a visão que uma pessoa tem de si, da sua vida e o valor que ela se dá, o quanto ela se aceita e se gosta. Não é algo momentâneo. É, na verdade, um estado de ser, que é resultado da relação que se constrói consigo mesmo durante toda a vida.

Além disso, a autoestima também é consequência da forma como se encara as circunstâncias, os aprendizados, os erros e acertos cometidos, e a importância e o peso que se dá a cada um deles. Ou seja, é uma construção diária e contínua.

Dependendo das experiências e da forma de lidar com elas, a pessoa irá tender a ter a autoestima mais positiva ou negativa. Pode, inclusive, ter uma autoestima melhor em algumas áreas da vida, por se sentir mais segura de si, e em outras não. Por exemplo, talvez se sinta realizada e feliz na vida em família, mas subvalorizada no trabalho, ou vice-versa.

Seja como for, uma pessoa com autoestima firme e elevada é, acima de tudo, equilibrada. Ela reconhece seu valor, suas qualidades, habilidades e vive com o compromisso de fazer, oferecer e ser o seu melhor, sempre. Tem uma visão clara e centrada de si. Reconhece seus pontos fracos, seus erros e se corrige naquilo que já é capaz de fazer.

A autoestima saudável, ainda, nos torna capazes de admirar as qualidades das outras pessoas e, deste modo, de respeitá-las. Quem se ama e reconhece sua própria dignidade, antes de tudo, sabe respeitar a si mesmo e aos outros, pois entende o grande valor que essa atitude tem.

E é assim que as pessoas com autoestima elevada conseguem construir relacionamentos mais harmoniosos, baseados na admiração e no respeito mútuos. Por essa razão, acabam levando a vida com mais leveza e alegria, o que as faz aptas a enxergar e aproveitar as oportunidades que têm.

É importante notar que a autoestima positiva cria um círculo virtuoso na vida da pessoa. A predisposição a ver a si própria e à vida de forma mais positiva, participativa e engajada faz com que a pessoa viva as experiências a partir deste prisma. E os resultados que irá obter, nas mais diversas situações, terão um viés predominantemente positivo que irá confirmar a sua predisposição inicial.

Assim, atitudes que alimentam a autoconfiança e a visão positiva de si fortalecerão cada vez mais a autoestima positiva e vice-versa. Buscar novos aprendizados e desafios, ser grato pelo que já se alcançou e pelas coisas simples do dia a dia, valorizar os pontos fortes e utilizá-los a seu favor, reconhecer o que precisa ser melhorado e se aprimorar, persistir em seus projetos e trabalhar para alcançar seus objetivos, são alguns deles.

Também é importante cuidar de si, da alimentação, da saúde física, mental e emocional, fazer exercícios físicos regularmente, praticar algum hobby, cultivar as relações que são importantes e que nutrem, equilibrar as finanças. Tudo isso contribui para uma vida equilibrada e harmoniosa e, certamente, para a criação e o fortalecimento de uma autoestima saudável e elevada e uma vida de bem estar e alegrias.

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.