Pais e Mães: super-heróis e super-heroínas?

Pais e mães têm uma demanda intensa. Trabalham, estudam, cuidam da casa, dos filhos, das tarefas domésticas. Alguns ainda conseguem ir para academia, para uma aula de violão, balé, etc. Até mesmo desenvolver um hobby, uma outra atividade além do trabalho, como escrever, por exemplo.

Só que, muitas vezes, pais e mães se sentem cansados. Não da família, mas da rotina do dia a dia. Sejam crianças ou adolescentes, os filhos precisam de atenção, cuidados, diálogos e, quando ficam mais tempo em casa, perto do pai ou da mãe, parece que a necessidade de atenção aumenta.

Mas os pais e as mães precisam de cuidados, de momentos de descontração e tranquilidade, não é? Sempre falamos para os pais e mães que eles têm uma missão muito importante: formar futuros adultos, o mais equilibrados possível. Só que, para isso, eles também precisam se cuidar e se manter em equilíbrio, o que nem sempre é fácil.

Verdade seja dita: filhos não nascem com manual de instruções e, muitas vezes, o que dá certo com um não dá certo com outro, pois cada um tem suas características e especificidades. Por exemplo: enquanto um é mais sociável, o outro é mais retraído. Um pode ter facilidades nos esportes e o outro não, podendo gerar sentimentos de competição entre eles, entre outras questões.

Além disso, os filhos também têm ciúmes, medos, inseguranças, tristezas, dificuldades relacionais e, por isso mesmo, pais e mães precisam ser um pouco de tudo: médicos, psicólogos, enfermeiros, professores, filósofos. Ufa! Além de, claro, cuidar das próprias vidas, do casamento, do trabalho, dos seus sonhos e anseios.

Então, você que é pai ou mãe precisa entender que, em muitas situações, vai se sentir cansado, incapaz de lidar com as situações familiares e, em tantas outras, irá errar. E está tudo bem, pois isso acontece! Além de educarem os filhos, vocês ainda estão aprendendo a ser o pai ou a mãe deles.

Também não é problema não saber algo ou precisar de pedir ajuda de um psicopedagogo, psicólogo, médico, dentre outros profissionais para auxiliar seu filho. Pai e mãe não são enciclopédias, tampouco têm que saber de tudo. Entender e aceitar tudo isso é importante para manter o equilíbrio pessoal.

Como dizemos, os pais e mães não são perfeitos, muito menos super-heróis ou super-heroínas. Todos somos humanos, com nossas qualidades, com desejos, com sonhos, mas também com nossos conflitos, inseguranças, erros. E quando um pai e uma mãe buscam serem pessoas melhores, com certeza, serão melhores em todos os âmbitos da vida, principalmente com a família.

Por isso a importância de se observar, de se perceber e de buscar se melhorar, evoluir sempre. Se, a cada dia, buscássemos ser 1% melhores que no dia anterior, 1% mais pacientes, amorosos, generosos, verdadeiros, já imaginou a transformação que seria no final de um ano? Então, lembre-se sempre que um mundo melhor se faz com pessoas melhores, que se comprometem em serem melhores a cada dia. Para si e para todos, seja em casa, na família, nas ruas, no trabalho, enfim, em todos os lugares. Vamos nessa?

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.