Como ensinar os filhos a serem gratos de verdade!

É bem comum os pais ensinarem aos filhos as 2 palavrinhas mágicas: por favor e muito obrigado. Mas será que ao ensiná-los a usar essas palavras, nas ocasiões apropriadas, estamos ensinando-os a serem verdadeiramente gratos? Ou seja, dizer por favor e muito obrigado, por obrigação, conta? Bom, pode até ajudar no trato social, só que, sejamos honestos, não conta muito não.

A gratidão é o reconhecimento de tudo o que é bom, do valor que damos a nós mesmos, aos familiares e amigos, a tudo o que temos, às nossas conquistas, ao amor e carinho que recebemos, aos nossos aprendizados. Para que esse sentimento, essa relação com a vida se desenvolva é preciso aprender a valorizar nossas experiências, nossas vivências. E essa percepção vai muito além de simplesmente repetir por favor e obrigado.

Ou seja, para que a gratidão passe a ser incorporada nos valores das crianças, esse reconhecimento precisa ser trabalhado. E, como tudo na vida, quanto mais praticamos, mais gratos nos tornamos. É claro que é importante verbalizar, se demonstrar gentil e grato, desde que tenhamos a consciência do que dizer por favor e obrigado significa. Do contrário, se tornam apenas palavras vazias, como as repetidas por robôs ou papagaios.

O primeiro ponto para ensinar a gratidão é o próprio exemplo. Como sempre dizemos aqui, os pais são figuras de autoridade, de referência para crianças e adolescentes. Então, de nada adianta ensinar seus filhos que eles devem ser gratos, se você não demonstra gratidão no seu dia a dia, inclusive com eles. Lembre-se: um exemplo vale mais do que mil palavras. E quando o pai e a mãe demonstram gratidão, os filhos agirão da mesma forma.

Manter-se bem-disposto diante da vida, cuidar de si mesmo, demonstrar carinho e zelo pelos familiares, ser gentil, animar-se com uma conquista, celebrar os momentos especiais, aniversários ou datas importantes para a família, cultivar as amizades, cuidar dos seus bens, quaisquer que sejam: roupas, carros, livros, eletrônicos, itens da casa. Esses são alguns modos por meio dos quais os pais podem demonstrar o valor e a importância da gratidão para os filhos.

Além do próprio exemplo, há também algumas atividades que podem fazer com os filhos para despertar e fortalecer a gratidão. Todas as noites, antes de dormir, reveja com eles tudo de bom que aconteceu no dia: a escola, os amiguinhos, a comida gostosa que teve, o bichinho de estimação, a nota boa na prova, se o dia foi bonito de sol e o permitiu brincar lá fora, se choveu e ele pode ficar em casa jogando, etc.

Assim, dia a dia, você irá ensinar aos seus filhos a serem gratos pela vida, pela família, pela escola, pelos amigos, pelos brinquedos que têm. E não importa qual é a realidade familiar, pois sempre temos algo pelo que agradecer. Se houve alguma situação difícil, tente levá-lo a compreender o aprendizado que teve e pelo qual é possível agradecer.

Os pais ainda podem ensiná-los a agradecer antes das refeições, pelo alimento que têm, que nutre o corpo e dá energia para a vida, pela saúde, pelo próprio corpo, pela visão, pela audição, pela inteligência que os permite estudar e aprender. Enfim, as possibilidades são quase infinitas e só precisamos estar inteiros e presentes, a cada momento, para perceber o quanto podemos ser gratos.

Talvez os pais já façam isso. Mas é sempre bom lembrar que não se pode perder as oportunidades de deixar bons exemplos. E se engana quem acha que a gratidão pode ser desenvolvida com aqueles sermões cheios de seriedade, em que você mostra para os filhos o quanto eles têm, enquanto outros não têm nada.

No máximo, você irá gerar neles o medo da falta e de ficar na mesma situação. E o medo nunca é um bom argumento, pois leva à imobilidade, à ignorância e nunca ao desenvolvimento, à evolução. Ao desenvolverem a gratidão, eles naturalmente perceberão estas diferenças o que os levará a reconhecer ainda mais o valor de tudo e todos.

Entender o valor de tudo aquilo pelo que se é grato, é bem diferente de agradecer por medo da falta. E essa é a diferença que faz toda a diferença, visto que a gratidão verdadeira atrai mais gratidão. Quanto mais gratos somos, mais vemos motivos na vida para agradecer. E quanto mais vemos motivos para agradecer, mais vivemos a vida com disposição, bom ânimo e coragem para evoluir e seguir adiante. Desde pequenos!

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.