Transformação e renovação

Muito mais do que datas comemorativas, o Natal e Ano Novo trazem significados simbólicos profundos para nós. A esperança de que cada novo nascimento traz a renovação e a continuidade da vida é um deles. Além disso, o término do ano e o início de um novo ano, de um novo ciclo traz a sensação de renascimento.

Estas datas costumam nos trazer a esperança de que o novo também pode ter lugar em nossas vidas, de que podemos começar um novo ciclo, melhor, mais alegre, cheio de sonhos realizados. E, por essa razão, o fim de ano é um momento propício para tomarmos a decisão de nos transformar, de modificar aquilo que já não queremos mais, de nutrir a esperança de que algo novo pode nascer e de que tudo pode ser melhor em nossas vidas.

É importante entender que, mesmo que as comemorações não sejam como nos anos anteriores, ainda podemos nos sintonizar com esse espírito. E que, ainda que muitos não consigam se reunir com as famílias também é possível trazer mais esperança para o nosso coração. Acredite, ainda que você não sinta como nos anos anteriores, essa “aura” da transformação e da esperança está no ar.

Na verdade, todos trazemos dentro de nós mesmos a possibilidade de nos modificarmos e, desta forma, de transformarmos a nossa vida. Cultivar a esperança de que dias melhores virão, acreditar e ter fé são os primeiros passos para realizar essa transformação. Antes de tudo, é preciso acreditar que é possível!

E é por isso que essa época pode ser tão especial! Alguns gestos simples podem nos ajudar a conectar com a alegria e esperança deste período, como arrumar a árvore de Natal, por exemplo. Além disso, há sempre uma série de filmes com a temática natalina que são leves e descontraídos, uma ótima pedida para nos sintonizarmos com esse impulso motivador e transformador.

Fazer um planejamento para o próximo ano é outra alternativa. E se você acha que não pode se planejar em vista desse momento, faça um plano para se modificar. Comprometa-se com você a ser mais dedicado, mais gentil, mais agradecido, por exemplo. A fazer aquilo que precisa ser feito com concentração e boa vontade.

Acredite, a mudança interior é a principal transformação que uma pessoa pode fazer, por si e pelos outros. Já pensou que, para fazer um mundo melhor, só é preciso que as pessoas sejam melhores? Que tenham atitudes melhores em relação a elas mesmas e em relação às outras pessoas? Então, se neste momento você não pode mudar a situação ao redor, basta começar com você!

Bom, e se o Natal não faz parte da sua tradição? Grande parte das tradições, sejam religiosas ou filosóficas, compartilham uma base comum de valores, como a caridade, a tolerância, a transformação e a paz. Sintonize-se com essas virtudes, com o que há de mais elevado em sua tradição.

A renovação e a transformação depende de nós, de nossa decisão de nos melhorarmos e de nutrirmos a esperança em nossos corações, independente de nossas crenças ou tradições. E aproveitar o final de ano para começar 2021 com um impulso esperançoso e transformador também! Vamos nessa?

Fazendo Seu Mundo Melhor
11 Anos de Resultados Extraordinários! Transformando Vidas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.